A Estação Ferroviária de Alcácer do Sal é uma interface da Linha do Sul, que servia a localidade de Alcácer do Sal. Entrou ao serviço em 25 de Maio de 1920 e foi encerrada ao serviço de passageiros no dia 1 de Dezembro de 2011.
Até cerca de meados do Século XIX, o transporte rodoviário era muito deficiente, sendo preferencialmente utilizados os transportes marítimo e fluvial, quando era possível. Até ao desenvolvimento da rede ferroviária no Sul do país, Alcácer do Sal era um dos principais portos na região e um ponto de convergência das estradas, sendo o local onde se fazia o transbordo de passageiros e mercadorias para os barcos com destino e origem em Lisboa. Por exemplo, a chamada Rota do Trigo ligava Évora a Alcácer do Sal, sendo o transporte de cereais feito por carros de tracção animal, que eram muito lentos.
Em 1844, o Ministro da Fazenda, João Gualberto de Oliveira, sugeriu que o traçado por terra, desde o Alentejo até Alcácer, fosse substituído por um caminho de ferro, defendendo que seria a única linha em Portugal que poderia ter algum lucro.
Em 1894, existia uma carreira de diligências desde Santiago do Cacém até à Estação de Poceirão, que passava por Alcácer do Sal.
Texto: Wikipédia
Alcácer do Sal, Janeiro de 2018










0 Yorumlar